As situações são várias. Mulheres muito magras ganham corpo mais voluptuoso. Mulheres gordas emagrecem por mágica. Seios crescem ou diminuem. Imperfeições, como celulites, cicatrizes, sinais, rugas, desaparecem.
Desde a invenção do Photoshop (ferramenta de manipulação de imagens em meio virtual) e seus congêneres, São Tomé ficou obsoleto. Não é mais possível se acreditar em tudo o que se vê.
Se depender do Projeto de Lei 6853/10, em tramitação na Câmara, toda e qualquer publicação ou veículo que alterar de alguma forma a fotografia publicada terá de registrar a seguinte advertência: “Atenção: imagem retocada para alterar a aparência física da pessoa retratada”.
Quem desobedecer à determinação pagará caro: multa de até R$ 50 mil por anúncio, com valor dobrado em caso de reincidência. É o que define o texto original do PL, de autoria do deputado Wladimir Costa (PMDB-PA).
domingo, 30 de maio de 2010
A SEMEC reuniu nesta 3ª feira, gestores, supervisores e professores inscritos na OLimpíada de Língua Portuguesa para discussão sobre a metodologia da Olimpíada, bem como para lançar o início do desenvolvimento das oficinas nas escolas.
A Coordenadora Municipal da Olimpíada, Amélia Nadja, apresentou o material e tratou da importância das oficinas para o aprendizado dos alunos, seguindo da socialização do cronograma.
Em seguida, a Secretária de Educação, Francinete Ferreira, acentuou a relevância da Olimpíada para o desenvolvimento das competências leitora e escritora dos estudantes, pediu o empenho de todos e lançou o II Prêmio de Incentivo a Leitura e Escrita ACARI, CIDADE DAS LETRAS. Este ano o prêmio traz o tema "O lugar onde vivo".O concurso será desenvolvido nas escolas públicas
Os estudantes serão premiados no dia 11/05, Dia do Estudante, nas categorias poema, memórias, crônicas e artigo de opinião.
sexta-feira, 14 de maio de 2010
Programação III Acari Moto Fest
III Acari Moto Fest movimentará final de semana em Gargalheiras
O Gargalheiras Moto Clube estará realizando neste final de semana, (14, 15 e 16) no Povoado Gargalheiras, município de Acari, o III Acari Moto Fest. O evento que já é destaque entre os dez melhores do Nordeste neste segmento reúne centenas de motociclistas da várias regiões do país.
O III Acari Moto Fest, é realizado pela Associação Gargalheiras Moto Clube em parceria com a Prefeitura Municipal de Acari. Mais informações visite o site www.gargalheirasmc.com.br.
Confira a programação completa:
Dia 14 de Maio (Sexta-Feira):
08:00 h – Recepção aos motociclistas no Municipal Clube de Acari.
19:30 h – Abertura Oficial do III Acari Moto Fest com o concurso Garota Moto Fest 2010
21:00 h – Show com Kaveira e Banda Cela
23:00 h – Show com Uskaravelho
01:00 h – Encerramento da noite com Forrozão Ta na Cara
Dia 15 de Maio (Sábado):
08:00 h – Recepção aos motociclistas com café da manhã, no Municipal Clube de Acari.
10:30 h – Passeio turístico ao Açude Gargalheira (3ª Maravilha do RN).
12:00 h – Churrasco para os motociclistas em Gargalheira com animação de Kaveira e Banda Cela e Banda CDC.
20:00 h – Show com Kaveira e Banda Cela.
21:00 h – Benção do Padre a todos os motociclistas.
22:00 h – Show com Banda Feras (Jovem Guarda).
01:00 h – Show de encerramento com Forrozão Beleza Pura
Dia 16 de Maio (Domingo):
Despedida com café da manhã para os motociclistas no Municipal Clube de Acari. E aos irmãos que ficam, a partir das 12:00 h, show´s com Banda CDC, Joáo Pop Show e Forrozão Suvaco de Cobra (Em Gargalheira)
OBSERVAÇÃO:
•Dispomos de Área para Camping
•Doação de 3kg de alimentos não perecíveis no ato da inscrição do MC.
•Uso obrigatório do colete ou da camisa do Moto Clube para a participação do churrasco.
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Falar sobre como a leitura entrou na minha vida ou eu entrar no mundo dela faz-me recordar de minha humilde origem, pois nasci e cresci na comunidade Salgado localizada no município de Cruzeta-RN. Tive uma infância marcada pelo trabalho árduo junto as minhas outras quatro irmãs. Os poucos contatos que eu tinha com livros era na escola, porém não me recordo de nenhum que tenha ficado marcado no meu pensamento de criança, talvez devido os raríssimos momentos a que tínhamos acesso a leitura prazerosa. O ensino naqueles idos de 1984 era bem tradicional marcado pela decoreba e eu não gostava muito.
Hoje, enquanto profissional da educação penso que a pessoa que tem uma história significativa de leitura certamente terá um olhar mais crítico em relação ao mundo e construirá novos caminhos para sua existência na sociedade.
Meus primeiros contatos com a leitura foi a Bíblia Sagrada, que se deu desde o meu ingresso no convento. Lá pude entender alguns problemas que me afligiam em relação ao comportamento humano. Ao retornar deste local, assumi algumas disciplinas; entre elas ensino religioso, na qual me identifico bastante.
Porém, vi a necessidade de ler Análise da Inteligência de Cristo e Gênio e Louco, de Augusto Cury; Alegria de viver, de Maria Isabel de Oliveira Tongu; e De Mãos dadas, de Amélia Schneider, para que pudesse compreender os comportamentos indisciplinados dos nossos alunos.
Em decorrência da realização do curso de Pedagogia pude ler mais alguns autores, doutores na educação, como: Emília Ferreira, Piaget, Vigotsky, entre outros, por haver a necessidade de conhecer novas teorias sugestivas para o meu crescimento profissional.
Na atualidade, os livros que tenho lido de forma mais intensa são os de língua portuguesa, do Programa da Aprendizagem Escolar Gestar, que tem me acompanhado nessa caminhada em busca do saber sistematizado para a minha realização, não só como profissional, como também pessoal, uma vez que hoje tive a oportunidade também de lecionar o ensino de língua portuguesa, que tem a cada dia me conquistado.
Concluo meus pensamentos afirmando que as pessoas que têm leitura, ou uma história significativa na vida, certamente terão um olhar mais crítico em relação ao mundo em que elas vivem e construirão novos caminhos para serem cidadãos de bem.
Eu, Aurinete Araújo Santos Medeiros, nasci aos trinta dias do mês de abril de mil novecentos e sessenta e oito, em Cruzeta, Estado do Rio Grande do Norte. Filha do casal Cícero Gomes dos Santos e Aurina Araújo. Dessa união nasceu um garoto por nome Severino Ramos de Araújo.
Iniciei minha vida estudantil no Colégio Jesus Menino, onde fui alfabetizada algum tempo. Depois, passei a estudar o primeiro grau na Escola Estadual Otávio Lamartine.
O tempo foi passando e dei continuidade aos meus estudos, apesar de muitos sacrifícios, mas sempre lutei para adquirir conhecimentos, pois o meu maior sonho era ser uma educadora; desta forma consegui concluir o curso magistério.
Aos três de fevereiro de 1990, casei e tive dois filhos. Desse relacionamento nasceram Aurigledson Ramon e John Allef, os quais amo muito. Atualmente sou separada, moro com meus dois filhos e minha mãe Aurina Araújo.
Iniciei a minha vida profissional no ano de 1991, na zona rural (Sítio Cauaçu), onde passei por várias dificuldades, pois morava na zona urbana e trabalhava na zona rural. Nesta época, eu ainda não tinha filhos. Depois de certo período, consegui a transferência para ensinar na zona urbana, na Escola Municipal Joaquim Lopes Pequeno, ensino fundamental, de 1ª a 4ª série. Após três anos lecionando com crianças, fui convidada a trabalhar na Escola Municipal Cônego Ambrósio Silva, para lecionar como professora polivalente no ensino fundamental de 5ª a 8ª série.
Devido a problemas de saúde de meus filhos e de minha mãe tive que me ausentar da sala de aula e fui trabalhar na telessala, onde passei um longo período. Em 2000 voltei a dar aulas, onde permaneço até os dias atuais, exercendo minha função como educadora.
Em 2003 foi implantado em Cruzeta o curso de Pedagogia, o qual é destinado a formação de professores para o 3º grau. Como o curso seria ministrado no município, isto me interessou bastante. Assim, resolvi fazer a minha inscrição e prestar vestibular. Graças a deus me saí muito bem, sendo aprovada.
No mesmo ano comecei a estudar; encontrei muitas dificuldades, porque não tinha o hábito de ler, mas consegui vencer.
Atualmente sou uma educadora que procura adquirir conhecimentos que levem a melhoria do meu alunado, apesar de que as dificuldades são muitas, mas sempre na esperança de encontrar algo que possa fazer a diferença.
Sou muito feliz, graças a Deus. Exerço minha profissão com conhecimento e maturidade na relação estabelecida com os educandos e com a sociedade.
O meu sonho como educadora é realizar-me profissionalmente e espero que este Gestar II venha ser um mediador de conhecimentos para mim, permitindo a ampliação de aprendizagens, além de melhorar a minha prática, exercendo-a com segurança e competência.
sábado, 8 de maio de 2010
Ser mãe é desdobrar fibra por fibra
o coração! Ser mãe é ter no alheio
lábio que suga, o pedestal do seio,
onde a vida, onde o amor, cantando, vibra.
Ser mãe é ser um anjo que se libra
sobre um berço dormindo! É ser anseio,
é ser temeridade, é ser receio,
é ser força que os males equilibra!
Todo o bem que a mãe goza é bem do filho,
espelho em que se mira afortunada,
Luz que lhe põe nos olhos novo brilho!
Ser mãe é andar chorando num sorriso!
Ser mãe é ter um mundo e não ter nada!
Ser mãe é padecer num paraíso!
Coelho Neto
Memorial constitui, pois, uma autobiografia configurando-se como uma narrativa simultaneamente histórica e reflexiva. Deve então ser composto sob a forma de um relato histórico, analítico e critico, que dê conta dos fatos e acontecimentos que constituíram a trajetória acadêmico-profissional de seu autor, de tal modo que o leitor possa ter uma informação completa e precisa do itinerário percorrido .
SEVERINO
Eu não fui apresentada à leitura com pompas ou relevâncias devida, porque na época em que fui apresentada formalmente às letras, o mundo escolar não era povoado por livros ou outro atrativo igual.
Por isso, preferia fazer outras coisas, ao invés de ler. Os anos foram se passando e aos poucos fui inserida nesse mundo que ora se descortinava; sem muitos atrativos, é verdade, mas que me era apresentado.
Quando iniciei propriamente minhas modestas leituras, tinha problemas para ler algumas palavras, principalmente as iniciadas por PR, porque meu pai, por achar bonito, ensinou-me a gaguejar, e isso veio de encontro à fala e logicamente à leitura de determinadas palavras. E minha Mãe, pessoa leiga no assunto de gagueira na época, não deu devida atenção a este distúrbio.
Cresci vivendo neste mundo conturbado de falas titubeadas e leituras tímidas. E foi a partir dos meus 13 anos que criei gosto pelas leituras. Paralelo a isso, acontecia uma coisa engraçada: desenvolvi o gostoso hábito de escrever: escrevia histórias e poesias.
Em Cruzeta havia um senhor, Seu Evaldo de Oliveira, que possuía em sua casa uma biblioteca com um vasto acervo bibliográfico. Ele emprestava livros para toda a comunidade, mas observava a idade de cada leitor, para não emprestar livros considerados impróprios para essas idades.
Assim, durante a minha adolescência tornei-me uma freqüentadora assídua da biblioteca desse senhor – BIBLIOTECA CARMEVAL -, lendo tudo o que era indicado para a minha idade: Poliana menina, moça, contos de fadas, e todo gênero textual que me fosse apresentado. Anos mais tarde adentrei na literatura de Adelaide Carraro; gêneros românticos de Júlia, Sabrina, Bárbara cartland, Contigo, e da revista mais lida na época: SÉTIMO CÉU, feita de telenovelas e como eu gostava de novelas eu procurava ler as que eu conseguia emprestadas (não tinha como comprar). A revista tinha acordado a minha imaginação e eu tinha me tornado leitora, quer dizer, um ser de imaginação ativa, criativa. Fui também apresentada por uma amiga – Simara -, gêneros literários, (ela deu-me o Guarani, de José de Alencar); Aluízio Azevedo, Drummond (que curto até os dias atuais); literatura universal Ágata Christie, Shakespeare, O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint Exupéry e outros tantos. Essas leituras acompanharam-me por todo o ginásio, 2º grau e na função de professora, uma vez que fui convidada a lecionar literatura exatamente pelo fato de ser conhecedora de diversas obras literárias. A partir de então aprofundei cada vez mais minhas leituras literárias.
Quando entrei pra faculdade, o meu contato com livros se tornou mais intensa, porque lá o acervo literário é vasto. Conheci a literatura portuguesa (Camões, Fernando Pessoa, Eça de Queiroz) e todo o universo mágico dos livros veio ao meu encontro. Eu estava fascinada e louca pra ler cada vez mais. A literatura me mostrou o caminho a seguir. E eu me perguntava: Por que ninguém nunca nos apresentou antes?
Ah! Então li bastante e conheci muita gente importante: Platão, Aristóteles e sua lógica, Machado de Assis, Cecília Meireles, Clarisse Lispector, Guimarães Rosa, Dantes Alighieri, Virginia Woolf, Monteiro Lobato, Lya Luft e muitos outros que estão no meu coração vivendo e deixando maravilhas.
Estudei muito, apresentei trabalho dentro e fora da faculdade, participei de cursos, de palestras sobre a leitura e li o mundo. Descobri que o universo estaria em minhas mãos em um estalar de dedos.
A leitura finalmente me encontrou e me enfeitiçou. Foi difícil adquirir o gosto, pois esse gosto poucos possui. Falo do prazer que ela exerce, da interação que existe entre texto e leitor, esse prazer move montanhas.
Sou uma professora que um dia sonhou em ser professora. Isso me faz lembrar-se de um poema de Vinícius de Moraes chamado Velhice, que diz assim: “Virá o dia em que eu hei de ser um velho experiente/ Olhando as coisas através de uma filosofia sensata/e lendo os clássicos com a afeição que a minha mocidade não permite.”
Atualmente leio tudo o que me apetece: desde os paradidáticos até A Cabana, e Dom Quixote, últimos livros lidos. Nada me faz pensar duas vezes, quando o assunto é leitura.
sexta-feira, 7 de maio de 2010
Este sábado (08) é o dia D de vacinação do idoso contra a gripe comum.
Todas as pessoas maiores de 60 anos devem se dirigir aos postos de saúde mais próximos de suas residências para serem imunizados contra o vírus da H1N1.
A campanha se estende até o dia 21 de maio. No Rio Grande do Norte, a meta do Ministério da Saúde é vacinar 304.222 idosos.
Durante a campanha, os idosos portadores de doenças crônicas serão imunizados também contra o vírus da gripe A (H1N1).
RN NÃO ATINGE METAS DE VACINAÇÃO
Apesar da ampla divulgação e da prorrogação dos prazos, o Rio Grande do Norte ainda não conseguiu atingir todas as metas de vacinação contra o H1N1. O grupo com o melhor índice de imunização é o dos profissionais da saúde – que atingiu 100% - e das crianças entre seis meses e dois anos, que alcançou 99.94% (74.240 crianças) do público estimado.
Segundo Rodrigo Sena,os adultos com idade entre 20 e 29 anos foram os mais faltosos. Apenas 62,40% dos jovens receberam a imunização contra a gripe AOs adultos com idade entre 20 e 29 anos foram os mais faltosos. Apenas 62,40% dos jovens receberam a imunização contra a gripe A.
Na outra ponta da tabela estão as gestantes – foram vacinadas 29.479 mulheres, 52,56% da meta. A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) alerta que as gestantes não precisam ter medo porque a vacina não causa nenhum problema para ela nem para o bebê. Pelo contrário, o feto também adquire anticorpos contra a Gripe ª A Sesap orienta ainda que a única contraindicação da vacina é para aquelas pessoas alérgicas ao ovo.
Os adultos com idade entre 20 e 29 anos foram os que mais faltaram. Da meta correspondente a 606.442, foram vacinados no RN apenas 378.432, o equivalente a 62,40% dos jovens. “Tradicionalmente, os jovens são mais desligados para essa questão de vacina, mas é importante que eles se imunizem porque a incidência da doença em pessoas dessa faixa etária foi alta no ano passado”, alertou a coordenadora do Programa de Imunização da Sesap, Jeanny Guedes. De acordo com dados do Ministério da Saúde a taxa de incidência da Gripe A na população de 20 a 29 anos foi de 56 para 100 mil habitantes.
É só dar uma volta pelos postos de saúde da cidade para comprovar que a procura pela vacina H1N1 está baixa. Na unidade de Lagoa Seca, por exemplo, estão sendo aplicadas entre 40 e 50 doses por dia. “Aqui a procura está muito baixa, principalmente entre jovens e gestantes. Em três dias da semana passada, apenas cinco pessoas entre 20 e 29 anos foram vacinadas e nenhuma gestante compareceu ao posto”, disse a técnica de enfermagem, Kívia Majara.
Na tarde de ontem, apenas uma pessoa – o aposentado José Wilson Pereira – procurou o posto para tomar a vacina. “Eu deveria ter tomado antes porque sou hipertenso, mas só pude vir agora. Antes tarde do que nunca”, brincou o aposentado. À população com idade entre 30 e 39 anos, a vacinação terá início no próximo dia 10 de maio e a meta do Ministério da Saúde é de que 459.090 compareçam aos postos de saúde.
Segundo a técnica da coordenação de imunização da Secretaria Estadual de Saúde, Francisca Santos, a vacinação dos idosos está sendo feita desde o último dia 26, mas o Dia D da campanha será no próximo sábado, 8 de maio, quando também acontecerá a vacinação contra a gripe comum.
Vale lembrar que quem perdeu o prazo poderá ser vacinado até o dia 7 de maio, com exceção das gestantes que podem ser vacinadas em qualquer período. “Se as metas não forem alcançadas, o Ministério da Saúde poderá prorrogar, novamente, o calendário de vacinação, mas ainda não está nada certo e pode não acontecer, por isso é importante que as pessoas tomem a vacina o quanto antes”, orientou Francisca Santos.
Nova vacina está disponível nos postos. Desde o último sábado (1º de maio) todas as crianças menores de dois anos do Rio Grande do Norte podem receber, gratuitamente, a vacina pneumocócica 10-valente, que protege contra pneumonia pneumocócica, meningite, otite, sinusite e outras infecções causadas pela bactéria pneumococo.
Segundo a coordenadora do Programa de Imunização da Sesap, Jeanny Guedes, o Ministério da Saúde enviará ao Estado 19 mil doses mensalmente. “Neste primeiro mês, quando a vacina está sendo inserida no calendário, serão 30 mil doses. E nos meses seguintes, receberemos 19 mil doses regularmente, a cada mês”, explicou a coordenadora.
Com a oferta gratuita das doses, a meta do MS é vacinar seis milhões de crianças com menos de dois anos de idade em todo o Brasil.
Crianças precisam tomar duas doses para se prevenirem .Trinta dias depois de se vacinarem contra a gripe H1N1, crianças entre seis meses e dois anos devem tomar a segunda dose para garantir a imunização.
No Rio Grande do Norte, essa é a faixa etária que apresenta o melhor índice de vacinação, 99,94% das 74.287 crianças foram vacinadas, mas para garantir a proteção contra a doença, pais e responsáveis devem ficar atentos para a aplicação da segunda dose da vacina. “É com essa segunda dose que acontece a soro conversão, o vírus se transforma em anticorpos – o que garante a imunização da criança”, explicou a técnica da coordenação de imunização da Secretaria Estadual de Saúde, Francisca Santos. E foi isso que a estudante Milana Costa fez. Na tarde de ontem ela levou o pequeno José, de onze meses, para tomar a segunda dose da vacina. “Não quero que ele pegue essa gripe. Na primeira dose ele teve uma reação, mas é melhor deixá-lo livre dessa doença”, disse a estudante.
Segundo a técnica de enfermagem da Unidade de Saúde São João, em Petrópolis, a procura pela segunda dose da vacina para as crianças está muito boa. “As mães estão procurando o posto sim, mas é claro que a quantidade de pessoas à procura da vacina diminui porque muita gente já se vacinou. Agora são mais os idosos e as crianças”, disse Alexandra Uchoa.
Além de chamar o grupo para a segunda dose, o MS reforça a importância de manter as medidas de prevenção, como lavar sempre as mãos, evitar tocar boca e olhos, não compartilhar alimentos ou objetos e cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir.
Fonte: http://acarinoticias.blogspot.com
quarta-feira, 5 de maio de 2010
A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) prorroga até o dia 9 de maio o prazo para as inscrições do concurso da saúde. Estão sendo ofertadas 2.450 vagas a candidatos de nível médio e superior. Os interessados poderão se inscrever pelo site http://www.funcab.org mediante pagamento de taxa de R$ 60,00 para nível médio e R$ 95,00 para superior. As inscrições serão feitas exclusivamente via internet.
As remunerações para o nível superior podem chegar até R$ 2.100,00 (no caso dos médicos), mais gratificação de RS 1.100,00. Para os demais cargos que exigem diploma de 3° grau, os salários deverão atingir R$ 1.050,00 com acréscimo de gratificação no valor de R$ 350,00. A remuneração para os cargos de nível médio será de R$ 530,00, mais gratificação de R$270,00.
Os cargos que exigem diploma de nível superior são: médico (nas especialidades: anestesiologista, broncoscopista, cardiologista, cardio-pediatra, cirurgião geral, cirurgião pediátrico, cirurgião vascular, clínico geral, endoscopista, geneticista, gineco-obstetra, pneumologista, psiquiatra, psiquiatra infantil, tomografista, médico do Trabalho, ultrassonografista e urologista), biomédico, enfermeiro, farmacêutico e farmacêutico bioquímico, entre outros.
Para o nível médio, há vagas para técnico em análises clínicas, necrotomista, técnico em enfermagem, técnico em hemoterapia, e técnico em radiologia.
As oportunidades são para os municípios de Natal, Parnamirim, Macaíba, São José do Mipibu, Santo Antonio, Canguaretama, Mossoró, Apodi, Caraúbas, João Camara, Caicó, Currais Novos, Acarí, São Paulo do Potengi, Pau dos Ferros, Assú e Angicos.
Mais informações pelo telefone (84) 3082-7177.
Concurso público do município de Cruzeta/RN
A Prefeitura Municipal de Cruzeta vai realizar o concurso público. A empresa organizadora é a Soluções Concursos. As inscrições estão sendo presenciais na sede da Prefeitura Municipal ou no site www.solucoesconcursos.com.br, do dia 4 até o dia 15/05, das 7 às 16 horas.
O edital está fixado na sede da Prefeitura, como também no site www.solucoesconcursos.com.br. Estão sendo oferecidas 69 vagas, com a formação de um cadastro de reserva para alguns cargos. O concurso está ofertando vagas para:
Auxiliar de Limpeza Pública, Coveiro, Podador, Pedreiro, Tratorista, Motorista Habilitação ‘D’, Guarda Motorizado, Agente de Combate às Endemias, Agente Comunitário de Saúde, Atendente de Consultório Dentário – ACD, Fiscal de Vigilância Sanitária, Assistente Administrativo, Digitador, Monitor Social, Eletricista de iluminação pública, Auxiliar de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Professor – P2, Professor – P2 – Educação Física, Professor – P2 – Filosofia, Professor – P2 – Inglês, Professor – P2 – História, Professor – P2 – Ciências Biológicas, Professor Regente, Pedagogo, Psicólogo, Assistente Social, Médico Veterinário, Farmacêutico Bioquímico, Nutricionista, Medico – Clínico geral, Dentista, Enfermeiro, Arquiteto, Advogado e Contador.
Os valores das taxas são de R$ 30 a R$ 70,00 reais dependendo do cargo escolhido.
terça-feira, 4 de maio de 2010
Dias:14, 15 e 16 de Maio de 2010
Local: Gargalheiras
Café da manhã: 0800 (P/os motociclistas)
Churrasco: 0800 (P/os motociclistas)
Expositores
Troféus
Shows musicais
Área de camping
Realização: Associação Gargalheiras Moto Clube
Cobertura: Revista Moto Clubes
Apoio: Prefeitura Municipal de Acari / Kavaleiros de Aço / Boqueirão Moto Clube
Maiores informações: www.gargalheirasmc.com.br
E-mail: contato@gargalheirasmc.com.br
segunda-feira, 3 de maio de 2010
REFLEXÃO QUE TRAZ SABEDORIA
QUE VOCÊ SEJA ALEGRE,
Mesmo quando vier a chorar.
QUE VOCÊ SEJA SEMPRE JOVEM,
Mesmo quando o tempo passar.
QUE VOCÊ TENHA ESPERANÇA,
Mesmo quando o sol não nascer.
QUE VOCÊ AME SEUS ÍNTIMOS,
Mesmo quando sofrer frustações.
QUE VOCÊ JAMAIS DEIXE DE SONHAR,
Mesmo quando vier fracassar.
ISSO É SER FELIZ.
E SEJA SEMPRE APAIXONADO PELA VIDA
E descubra que você é um
SER HUMANO ESPECIAL.
AUGUSTO CURY
domingo, 2 de maio de 2010
O evento se encerra neste domingo (02). Hoje pela manhã, ocorreram as gincanas desportivas e agora à tarde a banda de forró local: Beleza Pura, faz o som de despedida da 13ª edição do festival.
Também estiveram presentes ao evento ontem o ex-prefeito de Currais Novos Zé Lins (PR), o deputado Nélter Queiroz (PMDB), e o vereador de Currais Novos Odon Júnior (PT).
sábado, 1 de maio de 2010
Eu sou Thyra Pimentel Alves, nasci no dia 16/02/96 em Fortaleza-CE. Aos três anos tive pneumonia e quase morri. Um pouco depois minha mãe,Taucya Maria Pimentel , se separou do meu pai, Fábio Alves Madeira e nós viemos morar em Currais Novos-RN. Minha mãe conheceu meu padrasto, José Cristian de Andrade, e vivemos harmoniosamente juntos até hoje.
Aos sete anos algo marcou minha vida novamente, meu pai morreu tragicamente em um acidente de carro. Mas para alegrar -me, quando eu tinha onze anos, minha mãe teve outro filho, Tiago Pimentel de Andrade.
Lembro-me que ao chegar em Currais Novos, fui estudar no Colégio Camilo Toscano e, em 2009, vim para Unica Master.
Hoje, tenho 14 anos e faço o 9º ano. Sou muito ansiosa, estressada, atenciosa, amiga, leal, carinhosa, gosto de viajar, conhecer coisas novas e sair com os amigos.
HISTÓRIA POÉTICA
Professores pré-inscritos na Plataforma Freire são convocados para seleção de currículos
Em sete estados, os professores da rede pública que concorrem a vagas no curso de especialização em educação infantil têm prazo até 7 de maio para apresentar currículo e documentação nos polos das universidades federais nas quais farão o curso. Estão convocados 5.125 educadores que tiveram as inscrições validadas pelos sistemas municipais de ensino a que pertencem no Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Piauí, Rondônia e Sergipe.
Fonte: http://lourdinhadantas.blogspot.com
Mesmo com chuva, Fábio Faria foi acompanhar o primeiro dia do Festival do Pescado e passa o sábado em Currais Novos
Twitter Fábio Faria
O deputado Fábio Faria (PMN) chegou tarde a Acari na noite desta sexta-feira (30), onde uma forte chuva caiu sobre a cidade. Depois das 22h, o deputado foi cumprimentado pelos seus novos aliados locais: os vereadores Félix Bezerra e Ari do Hospital, ambos do PMDB, ligados a Isaías Cabral, que já trabalha como candidato a prefeito do grupo da oposição. O prefeito Antônio Carlos, o Tom abriu o evento no Terminal Turístico de Gargalheiras e depois teve muito forró com a Banda Aryaxé. Pelo twitter, o presidente da Câmara, Ismael Medeiros (DEM) indagou Fábio se ele tinha gostado da festa: "Gostei sim. Muito bem organizada e prestigiada..!", reconheceu.
Fábio Faria chegou à festa já tinha começado. O líder peemedebista acompanhou o deputado, mas todo mundo em Acari sabe que Isaias Cabral vota na reeleição do deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB) e isso ele deixa claro. Neste sábado (01) tem início à tarde, o XV Seminário de Aquicultura do Seridó, no auditório do Clube Gargalheiras. O Subsecretário de Pesca e Aquicultura do Estado, professor Antônio Cortez vai palestrar sobre Estatística pesqueira em águas continentais. Das 15h até 17h, outras atividades, Mesa Redonda... Completará a programação. À noite tem festa com Canindé Moreno e Mauricinhos do Forró. O deputado Fábio Faria pernoitou na Fazenda Vale Encantado em Currais Novos, onde passa o dia e à noite viaja a Areia Branca.
- Um tema passível de debate, ou seja, que pode ser submetido a questionamentos;
- Uma ideia a ser defendida pelo autor;
- Proposições que justifiquem ou refutem essa ideia (por meio de evidências, justificativas, contra-argumentações) apresentadas de forma articulada;
- Um antagonista (uma pessoa ou um grupo de pessoas que duvidem da afirmação, contradizendo-a ou apresentando resistências);
- O uso de recursos linguísticos próprios do gênero.
SOU CONTRA A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL
A brutalidade cometida contra dois jovens em São Paulo reacendeu uma fogueira: a redução da idade penal. Algumas pessoas defendem a ideia de que a partir dos dezesseis anos os jovens que cometerem crimes devem cumprir pena em prisão. Acretitam que a violência pode estar aumentando porque as penas que estão previstas em lei, ou a aplicação delas, são muito suaves para os menores de idade. Mas é necessário pensar nos porquês da violência, já que não há um único tipo de crime.
Vivemos em um sistema socioeconômico historicamente desigual e violento, que só pode gerar mais violência. Então, medidas mais repressivas nos dão a falsa sensação de algo está sendo feito, mas o problema só piora. Por isso, temos que fazer opções mais eficientes e mais condizentes com os valores que defendemos.
Defendo uma sociedade que cometa menos crimes e não que puna mais. Em nenhum lugar do mundo houve experiência positiva de adolescentes e adultos juntos no mesmo sistema penal. Fazer isso não diminuirá a violência. Nosso sistema penal como está não melhora as pessoas. O problema não está só na lei, mas na capacidade para aplicá-la.
Sou contra porque a possibilidade de sobrevivência e transformação destes adolescentes está na correta aplicação do ECA. Lá estão previstas seis medidas diferentes para a responsabilização de adolescentes que violaram a lei.
Sou contra toda e qualquer forma de impunidade. Quem fere a lei deve ser responsabilizado. Mas reduzir a idade penal é ineficiente para o problema. Problemas complexos não serão superados de modo simplório e imediatista. Precisamos de inteligência, orçamento e, sobretudo, de um projeto ético e político de sociedade que valorize a vida em todas as suas formas. Nossos jovens não precisam ir para cadeia. Precisam sair do caminho que os leva até lá. A decisão agora é nossa : se queremos construir um país com mais prisões ou com mais parques e escolas.
Renato Roseno