quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

LANÇAMENTO DE LIVRO ATRAVÉS DO GESTAR II
ACARI: UM MAR DE POESIAS
APRESENTAÇÃO
A poesia não pode nem deve ser um luxo para
alguns iniciantes : é o pão cotidiano de todos ,
uma aventura simples e grandiosa do espírito.
MURILO MENDES
Este livro surgiu através do desenvolvimento de um Projeto de Leitura e Escrita, organizado pelas professoras Almireide Melo, Marlene Pereira e Valquíria Santos, durante o GESTAR II, da Escola Municipal Major Hortêncio de Brito/Acari-RN. E, este é um registro de textos poéticos produzidos pelos seus alunos dos três 6º anos da referida escola.
Durante a aplicação do projeto, os alunos tiveram momentos de leitura, reflexão e análise de poemas que culminou na produção de poesias com temas variados. O projeto de leitura e escrita mencionado, tinha como objetivo principal promover o hábito da leitura e proporcionar competências para a escrita dos discentes, observando suas dificuldades e suas emoções ao conseguirem dispor no papel suas palavras.
A nossa sociedade passa cotidianamente por muitas transformações, e a leitura e a escrita são fatores essenciais para que o indivíduo, possa acompanhar essas mudanças, e se inserir no mundo letrado, no qual não basta apenas saber ler e escrever, é preciso compreender o sentido real de um texto e ainda, entender sua funcionalidade nas práticas sociais.
Trabalhar com o texto poético não é tarefa fácil, é como ensinar nossos alunos a engatinhar e só depois a caminhar, até chegarem ao ponto de não precisarem mais de ninguém; pois já saberão organizar suas palavras, versos, estrofes e poemas. Assim, no tecer das atividades com a POESIA, é preciso paciência e otimismo, tendo em vista que elas nem sempre estarão totalmente prontas, nem também totalmente inacabadas, elas poderão ser modificadas quantas vezes for preciso, conforme o desejo do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário