terça-feira, 3 de agosto de 2010

INFORMATIVO SELO UNICEF


Vem aí o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado. O Fórum é um espaço em que a comunidade se reúne para analisar como está a situação das crianças e adolescentes do município e ajudar a construir um plano municipal de ação(1) para melhorar a vida de cada uma delas. Quem organiza o encontro é o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o apoio do articulador do Selo e da Comissão Pró-Selo. Lideranças locais, representantes de sindicatos, de igrejas, de associações de bairro, de grupos culturais, lideranças quilombolas, indígenas... Estão todos convidados a contribuir com propostas, o que fortalece o compromisso com a garantia dos direitos de meninas e meninos. Os adolescentes também tem participação garantida, por meio de seus representantes. Os municípios tem até dia 30 de setembro para realizar o Fórum Comunitário(em Acari/RN será no dia 22/09), que é um momento para a comunidade estabelecer quais são as metas do município nessa caminhada, o que o município precisa fazer para alcançar os objetivos do Selo UNICEF. Nós vamos divulgar essas datas pra vocês aqui na rádio. Fique ligado e participe!
O plano municipal de ação deverá conter propostas detalhadas, com prazos definidos, para resolver os principais problemas enfrentados por meninas e meninos de até 17 anos. Deve ainda indicar os responsáveis pelas ações previstas.
Você sabe o que será definido no 1º Fórum? A comunidade vai saber com mais detalhes como estão as condições de vida das crianças e adolescentes. Vai ajudar a construir o diagnóstico sobre a situação dessas meninas e meninos. Com essas informações, a comunidade vai dizer o que quer mudar e como quer mudar. É a construção de um plano de ação para conseguir os melhores resultados nas áreas de saúde, educação e proteção para a garotada, assegurando os direitos da infância e da adolescência no município. Por isso a participação é tão importante.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o articulador e a Comissão Pró-Selo estão planejando todas as atividades necessárias para a realização do Fórum Comunitário do Selo UNICEF. Eles vão levar para o encontro uma análise da situação atual de crianças e adolescentes do nosso município. Esse diagnóstico é feito a partir dos indicadores sociais distribuídos pelo UNICEF. O grupo que está organizando o Fórum vai apresentar os principais desafios que o município tem de enfrentar para garantir os direitos da infância e da adolescência. Esse levantamento será o ponto de partida para o debate com os representantes da comunidade e para a construção do plano municipal de ação.
Quem participa do Fórum Comunitário? A equipe organizadora do Fórum convidará lideranças, representantes dos adolescentes, pessoas que já lidam com as questões da infância e adolescência para discutir a situação do município em relação a cada um dos objetivos de impacto social do Selo. Quem estiver interessado em participar do Fórum pode se inscrever antes, na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente ou em outro local escolhido pelos organizadores(em Acari será na Secretaria de Educação). Isso ajuda a prever o número de participantes e garantir um bom andamento do encontro.

Vamos lembrar os nove objetivos de impacto social do Selo:

1) todas as crianças menores de 2 anos bem nutridas;

2) todas as crianças de até 1 ano sobrevivendo;

3) toda criança e adolescente de 4 a 17 anos com acesso e garantia de permanência e aprendizagem na pré-escola, ensino fundamental e médio;

4) todas as famílias, especialmente as mulheres grávidas, com atenção básica de saúde, e as gestantes adolescentes com atenção especial;

5) todas as meninas e meninos com seus direitos garantidos de forma igualitária;

6) todas as crianças e todos os adolescentes protegidos do HIV/aids;

7) todas as crianças e todos os adolescentes vivendo em municípios com gestão adequada do lixo;

8) Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente participando da formulação de políticas públicas e Conselhos Tutelares atendendo e encaminhando adequadamente casos de violência, abuso e exploração;

9) todas as crianças e adolescentes crescendo sem violência ou exploração e com direito à cidadania.
Postado por Lourdinha Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário