quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Por que Ler? Perspectivas culturais no ensino da leitura.

Na coletânea organizada por Tania Dauster e Lucelena Ferreira Por que Ler? Perspectivas culturais no ensino da leitura, recém lançada pela Editora Lamparina e com apoio da FAPERJ (2010), os autores investigam essa questão com o objetivo de discutir o ensino da leitura e da escrita, tendo como contexto o curso de Pedagogia. Por meio de vieses variados, abordam entre outros assuntos: métodos históricos de letramento; o ensino de filosofia e técnicas de argumentação; rodas de leitura; diferenças entre a leitura oral e a silenciosa; a escrita autoral como forma de autodescoberta; o impacto do mangá e sua predominância pictórica na formação de novos leitores; as idiossincrasias da escrita “pessoal” e da “acadêmica”.
O eixo do livro é a relação entre a leitura (conceito polissêmico) e o modo de vida dos indivíduos: examinam-se, como objeto de pesquisa, as formas pelas quais os usuários leem e escrevem no cotidiano. Nessa dinâmica, é fundamental o papel dos leitores, que, plural e especificamente, atuam como tal em suas vidas a partir de determinadas visões de mundo, dos lugares que ocupam socialmente e de suas trajetórias. Talvez esteja nessa perspectiva singular e subjetiva uma resposta (entre muitas possíveis) à pergunta que dá nome a este livro: ler para compor a própria biografia.
A coletânea inclui artigos dos pesquisadores: Anderson Tibau, Anne-Marie Chartier, Ilka Schapper Santos, Lucmila Thomé de Andrade, Maria Luiza Oswald, Maria Teresa de Assunção Freitas, Marly Amarilha, Pedro Benjamim Garcia, Sonia Kramer, Tarso Mazzoti.


Fonte: http://www.ccsa.ufrn.br/6sel

Nenhum comentário:

Postar um comentário