sábado, 17 de abril de 2010

FIQUE LIGADO
POESIA
FAZER POESIA SEM PERDER O SENTIDO
Muitos alunos chegam às séries mais avançadas do ensino fundamental com repertório poético restrito: poemas infantis, quadrinhas, trovas, parlendas. É forte a crença de que basta encontrar palavras que rimam para fazer poesia. Na verdade, rima assim como metáfora, comparação e aliteração são recursos poéticos que podem ser utilizados para criar um poema melódico, sonoro, divertido, lírico.
É importante ressaltar que um poema tem sempre uma intenç
ão: aflorar sentimentos, expressar ideias, provocar reflexões, emocionar o leitor.
TRAZER A POESIA PARA O TEXTO
Para que os alunos sejam capazes de escrever textos poéticos é necessário intensificar o convívio com poesia de quali dade. Promover saraus para ler, ouvir, apreciar poemas; familiarizar com a organização desse gênero; analisar os recursos utilizados pelos poetas; desenvolver maior sensibilidade para a escuta e escrita de poemas.
DIZER DE OUTRO JEITO
Para o escritor, o texto é sempre provisório e pode ser melhorado. Ele retira palavra, acrescenta outra, reescreve trechos, faz e refaz o texto, até encontrar o tom adequado.
E o aluno-autor tem essa consciência? Sabe que ele escreve para ser lido, que é importante dar sentido a seus dizeres e de fazer entender?
É fundamental que o aluno aprenda a voltar ao próprio texto, relendo-o inúmeras vezes com olhar mais crítico, mais zeloso. E, assim, pense numa boa forma de revisar seu texto para que possa dizer mais, dizer de outro jeito, analisar e corrigir o que já foi dito, ajustando-o em função do objetivo e do leitor a que se destina.

DOIS E DOIS : QUATRO

Como dois e dois são quatro
sei que a vida vale a pena
embora o pão seja caro
e a liberdade pequena
-
Como teus olhos são claros
e a tua pele, morena
-
como é azul o oceano
e a lagoa, serena
-
como um tempo de alegria
por trás do terror me acena
-
e a noite carrega o dia
no seu colo de açucena
-
- sei que dois e dois são quatro
sei que a vida vale a pena
-
mesmo que o pão seja caro
e a liberdade, pequena.
Ferreira Gullar
TODO PONTO DE VISTA É A VISTA DE UM PONTO
Ler significa reler , compreender e interpretar. Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é à vista de um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como estão seus olhos e qual é a sua visão de mundo. Isso faz da leitura sempre uma releitura.
A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam. Para comprender, é essencial conhecer o lugar social de quem olha. Vale dizer como alguém vive, com quem convive, que experiência tem, em que trabalha, que desejos alimenta, como assume os dramas da vida e da morte e, que esperanças o animam. Isso faz da compreensão sempre uma interpretação.
Sendo assim, fica evidente que cada leitor é coautor. Porque cada um lê e relê com os olhos que tem, porque compreende e interpreta a partir do mundo que habita.
(...) Leonardo Boff in "A águia e a galinha": metáfora da condição humana.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

20º ENCONTRO DO GESTAR II

REFLEXÃO:

DIRECIONE SEU OLHAR

Quando estiver em dificuldades

E pensar em desistir

OLHE PARA TRÁS

E lembre-se dos obstáculos que já superou.

Se tropeçar e cair, levante-se

Não fique prostrado,

OLHE PARA A FRENTE

e esqueça o passado.

Ao sentir-se orgulhoso

por alguma realização pessoal,

OLHE PARA DENTRO

E sonde suas motivações.

Antes que o egoísmo o domine,

Enquanto seu coração é sensível,

OLHE PARA OS LADOS

E socorra aos que o cercam.

Na escalada rumo às altas posições,

No afã de concretizar seus sonhos,

OLHE PARA BAIXO

E observe se não está pisando em alguém.

Em todos os momentos da vida,

Seja qual for sua atividade,

OLHE PARA CIMA

E busque a aprovação de DEUS.

SOMAR AMIL

O vigésimo encontro foi muito prático, na reunião, os cursistas entregaram seus Projetos concluídos e digitados; responderam a avaliação proposta pelo GESTAR; Expuseram os trabalhos desenvolvidos pelos alunos em sala de aula e apresentaram parcialmente os PORTFÓLIOS.
19º ENCONTRO DO GESTAR II

Queridos cursistas,

Estou relatando nosso último encontro de estudos teóricos. Já estou com saudades das leituras, dos vídeos, das dúvidas, das gargalhadas, das brincadeiras e principalmente dos estudos e das amizades feitas.
É , começamos com uma leitura compartilhada, depois entregamos cartões natalinos, fizemos a avaliação do Programa GESTAR II, relatamos os pontos positivos e negativos encontrados durante este período de convivência. Apresentamos também um slide de autoestima e uma Resenha Eletrônica, com a turma, é claro, e depois realizamos nossa confraternização.
Que bom! Chegou a hora de trocarmos mensagens e presentes !!!
Ah! Tudo foi bastante divertido: o amogo secreto foi um sucesso, melhor ainda foi a festa. Haja cerveja, pizza, refrigerante e espetinho de carne. Tudo muito familiar. Familiar mesmo, pois a família GESTALEIRA estava comemorando a vitória, a aprendizagem, a conquista e a amizade.
Por fim, fizemos discurso de despedida e fomos embora, cada um para sua casa, sua vida e sua história.
Beijos, abraços e muitas felicidades,
Márcia Nadja



18º ENCONTRO DO GESTAR II
CONCLUSÃO DO TP6- LEITURA E PROCESSOS DE ESCRITA II
UNIDADE 24- LITERATURA PARA ADOLESCENTES


OBETIVOS :
# Avaliar o envolvimento do professor com o que os adolescentes leem;
# Conhecer as principais tendências na produção de uma literatura para adolescentes e critérios de seleção de obras;
# Desenvolver atividades capazes de despertar o aluno para o prazer e o valor da literatura.
PAUTA :
1. Acolhida
2. Leitura compartilhada
SER ESTRELA
Há pessoas estrelas e há pessoas cometas. Os cometas passam e apenas são lembradas pelas datas que passam e retornam.
As estrelas permanecem. O sol permanece. Passam os anos e as estrelas permanecem. O importante é ser estrela. Permanecer, marcar presença, ser luz, ser calor, ser vida.
Amigo estrela, podem passar anos, podem surgir distâncias, mas a marca fica no coração.
Há necessidade de se criar um mundo de estrelas e todos os dias contar com elas, ver a sua luz e sentir o seu calor. Assim são os amigos estrelas na vida da gente, podemos contar com eles. Eles são presença e coragem nos momentos de desânimo. Ser estrela neste mundo passageiro, repleto de pessoas cometas é um desafio, mas acima de tudo uma recompensa. É nascer e ter vivido e não apenas ter existido.
3. Apresentação da lição de casa
3.1. Partilhar os acertos e dificuldades das atividades desenvolvidas nas unidades 21 e 22.
3.2. Socialização da unidade 24 : Literatura para adolescentes
* Seção 1- Adolescentes, leitura e professores
* Seção 2- A qualidade literária é primordial no livro para adolescentes ?
* Seção 3- Existem boas formas de explorar a literatura na escola ?
4. Discussão sobre a atividade desenvolvida
5. Avaliação
5.1. Depoimento escrito sobre a experiência vivida no GESTAR II
5.2. Apresentação dos depoimentos.
Explanação dos conteúdos
Estudo do TP6
Sorteio de livros literários

MÁRCIA NADJA



17º ENCONTRO DO GESTAR II

AULA SHOW



A NOITE CAIU
OS RAIOS SOLARES SE FORAM
E DERAM LUGAR A LUA
A LUA ENVOLVEU OS CURSISTAS
E ENCANTAVA A TODO MOMENTO
MOMENTO ESTE QUE SE REVELOU
REVELAÇÃO ATRAVÉS DE UMA AULA SHOW
COMEÇOU O ESPETÁCULO
DANÇA, MÁGICA, ADIVINHAÇÃO
O REBOLADO FOI O SUCESSO
E A MATEMÁTICA AUMENTOU O PROGRESSO
E A INTERAÇÃO DOS CONTEÚDOS
A TEORIA E A PRÁTICA SE CASARAM
E OS FILHOS SÃO O RESULTADO
DE UM PROGRAMA INOVADOR
QUE SE FIXOU COM MUITO EXPLENDOR.

MÁRCIA NADJA
VEJA OS FILHOS EM AÇÃO



quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

LANÇAMENTO DE LIVRO ATRAVÉS DO GESTAR II
ACARI: UM MAR DE POESIAS
APRESENTAÇÃO
A poesia não pode nem deve ser um luxo para
alguns iniciantes : é o pão cotidiano de todos ,
uma aventura simples e grandiosa do espírito.
MURILO MENDES
Este livro surgiu através do desenvolvimento de um Projeto de Leitura e Escrita, organizado pelas professoras Almireide Melo, Marlene Pereira e Valquíria Santos, durante o GESTAR II, da Escola Municipal Major Hortêncio de Brito/Acari-RN. E, este é um registro de textos poéticos produzidos pelos seus alunos dos três 6º anos da referida escola.
Durante a aplicação do projeto, os alunos tiveram momentos de leitura, reflexão e análise de poemas que culminou na produção de poesias com temas variados. O projeto de leitura e escrita mencionado, tinha como objetivo principal promover o hábito da leitura e proporcionar competências para a escrita dos discentes, observando suas dificuldades e suas emoções ao conseguirem dispor no papel suas palavras.
A nossa sociedade passa cotidianamente por muitas transformações, e a leitura e a escrita são fatores essenciais para que o indivíduo, possa acompanhar essas mudanças, e se inserir no mundo letrado, no qual não basta apenas saber ler e escrever, é preciso compreender o sentido real de um texto e ainda, entender sua funcionalidade nas práticas sociais.
Trabalhar com o texto poético não é tarefa fácil, é como ensinar nossos alunos a engatinhar e só depois a caminhar, até chegarem ao ponto de não precisarem mais de ninguém; pois já saberão organizar suas palavras, versos, estrofes e poemas. Assim, no tecer das atividades com a POESIA, é preciso paciência e otimismo, tendo em vista que elas nem sempre estarão totalmente prontas, nem também totalmente inacabadas, elas poderão ser modificadas quantas vezes for preciso, conforme o desejo do autor.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

16º ENCONTRO DO GESTAR II

ESTUDO DO TP6- Leitura e processo de escrita II

Unidade 23- O processo de produção textual : revisão e edição
OBJETIVOS :
* Identificar parâmetros de avaliação e ações necessárias ao desenvolvimento da etapa de revisão e edição;
* Produzir atividades de revisão e de edição da escrita para seus alunos.
PAUTA :
1. Leitura Compartilhada

20 DICAS PARA O SUCESSO
I- Elogie 3 pessoas por dia
II-Tenha um aperto de mão firme
III-Olhe as pessoas nos olhos
IV- Gaste menos do que ganha
V - Saiba perdoar a si e aos outros
VI-Trate os outros como gostaria de ser tratado
VII-Faça novos amigos
VIII-Saiba guardar segredos
IX- Não adie uma alegria
X- Surpreenda aqueles que você ama com presentes inesperados
XI-Sorria
XII-Aceite uma mão estendida
XIII-Pague suas contas em dia
XIV-Não reze para pedir coisas. Reze para agradecer e pedir sabedoria e coragem
XV-Dê as pessoas uma segunda chance
XVI-Não tome nenhuma decisão quando estiver cansado ou nervoso
XVII-Respeite todas as coisas vivas, especialmente as indefesas
XVIII-Dê o melhor de si no seu trabalho. Tenha prazer em fazê-lo bem feito
XIX-Seja humilde, principalmente nas vitórias
XX- Jamais prive uma pessoa de esperança. Pode ser que ela só tenha isso.
2. Dinâmica da leitura
3. Estudo da Unidade 23 : O processo de produção textual

3.1. Seção 1: A revisão
3.2. Seção 2: A revisão e edição
3.3. Seção 3: Estratégias de revisão e edição
4. Socialização da Unidade 23
5. Intervalo
6. Produção textual
7. Lição de casa
* Partilhar os acertos e dificuldades das atividades desenvolvidas nas unidades 21 e 22 em sala de aula e apresentá-las ( escolher um gênero textual)
8. Avaliação

15º ENCONTRO DO GESTAR II

ESTUDO DO TP6- Leitura e Processos de Escrita II

Unidade 21- Argumentação e Linguagem

Unidade 22- Produção textual : Planejamento e escrita
OBJETIVOS :
* Identificar marcas de argumentatividade na organização dos textos e analisar diferentes tipos de argumentos que sustentam uma produção ;
* Reconhecer a qualidade da argumentação textual;
* Apresentar elementos de reflexão e estratégias relacionadas ao planejamento de texto;
* Desenvolver atividades de planejamento e escrita, construção e revisão textual.
PAUTA :
1. Acolhida
2. Leitura compartilhada :

PESSOAS DO "SIM" E PESSOAS DO NÃO

Há pessoas do SIM e pessoas do NÃO. Pessoas do SIM são aquelas para quem tudo é possível, desde que tentando com firmeza. Pessoas do SIM são aquelas que acreditam em princípio, de que todas as pessoas são boas e capazes até que provado o contrário. Pessoas do SIM são aqueles funcionários que estão sempre prontos a colaborar, a testar ideias, a comprometer seu tempo com um novo projeto, a tudo fazer para que as coisas aconteçam. Pessoas do SIM são pessoas entusiasmadas com o que fazem, com o que são, com as possibilidades de fazer as coisas de modom diferente. Pessoas do SIM são bem humoradas, as que estão com sorriso pronto, aquelas com as quais temos o prazer de conviver, conversar e trocar ideias. Pessoas do SIM são aquelas que fazem tudo e ainda encontram tempo para colaborar, participar e ajudar.
( ... )

3. Dinâmica para formação de grupos
4. Estudo da Unidade 21: Argumentação e linguagem
4.1. Seção 1- A construção da argumentação
4.2. Seção 2- A tese e seus argumentos
4.3. Seção 3- Qualidade da argumentação
5. Socialização da Unidade 21
6. Intervalo
7. Estudo da Unidade 22 : Produção textual
7.1. Seção 1- O planejamento
7.2. Seção 2- O planejamento : estratégias
7.3. Seção 3- A escrita
8. Socialização da Unidade 22

9. Troca de Mensagens
10. Avaliação do conteúdo
EXPOSIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO GESTAR II
PEÇA TEATRAL


LIVRO : ROMANCEIROS DO MAJOR
ESPORTE :FONTE DE VIDA

AS LÍNGUAS COMO INSTRUMENTO DE INSPIRAÇÃO

AERÓBICA : CONCENTRAÇÃO NA CERTA !


ARTE E CULTURA :
UMA DINÂMICA DO GESTAR


RECITAL DE POESIAS
DRAMATIZAÇÃO DA OBRA :
"UM APÓLOGO" DE
MACHADO DE ASSIS

OS PALHAÇOS DIZEM "NÃO" AS DROGAS

A PLATEIA EMPOLGADA COM AS APRESENTAÇÕES