quinta-feira, 13 de maio de 2010

MEMORIAL DE LEITURA


Meus primeiros contatos com a leitura foi a Bíblia Sagrada, que se deu desde o meu ingresso no convento. Lá pude entender alguns problemas que me afligiam em relação ao comportamento humano. Ao retornar deste local, assumi algumas disciplinas; entre elas ensino religioso, na qual me identifico bastante.
Porém, vi a necessidade de ler Análise da Inteligência de Cristo e Gênio e Louco, de Augusto Cury; Alegria de viver, de Maria Isabel de Oliveira Tongu; e De Mãos dadas, de Amélia Schneider, para que pudesse compreender os comportamentos indisciplinados dos nossos alunos.
Em decorrência da realização do curso de Pedagogia pude ler mais alguns autores, doutores na educação, como: Emília Ferreira, Piaget, Vigotsky, entre outros, por haver a necessidade de conhecer novas teorias sugestivas para o meu crescimento profissional.
Na atualidade, os livros que tenho lido de forma mais intensa são os de língua portuguesa, do Programa da Aprendizagem Escolar Gestar, que tem me acompanhado nessa caminhada em busca do saber sistematizado para a minha realização, não só como profissional, como também pessoal, uma vez que hoje tive a oportunidade também de lecionar o ensino de língua portuguesa, que tem a cada dia me conquistado.
Concluo meus pensamentos afirmando que as pessoas que têm leitura, ou uma história significativa na vida, certamente terão um olhar mais crítico em relação ao mundo em que elas vivem e construirão novos caminhos para serem cidadãos de bem.
Maria do Céu

Nenhum comentário:

Postar um comentário